Especialistas em
Lipodistrofia Parcial Familiar (LPF)
Quem procurar?
Por ser uma doença genética rara, muitos profissionais da saúde podem não saber diagnosticar a Lipodistrofia Parcial Familiar (LPF).
Com o diagnóstico correto em mãos, o paciente pode então dar início ao tratamento, que se refere ao manejo adequado e seus ajustes necessários na rotina, promovendo melhor qualidade de vida. Esse manejo inclui visitar o médico especialista de sua confiança sempre que necessário, realizar todos os exames e monitoramento da doença e outros cuidados.
Qual especialista procurar para auxiliar no diagnóstico e cuidado da Lipodistrofia Parcial Familiar (LPF)?
Por apresentar sintomas diversos, a Lipodistrofia Parcial Familiar (LPF) pode ser identificada por diferentes especialidades médicas.
Após o diagnóstico, o paciente de Lipodistrofia Parcial Familiar (LPF) precisará do acompanhamento de profissionais multidisciplinares para realizar eventuais ajustes, como na alimentação.
Caso não saiba quem procurar, listamos abaixo as especialidades médicas que podem ajudar no diagnóstico e acompanhamento do paciente:
- Cardiologista
- Endocrinologista
- Gastroenterologista
- Ginecologista
- Geneticista, para aconselhamento das famílias com história de lipodistrofias herdadas
- Nutricionista
- Psicólogo
- Enfermagem
- Fisioterapia
Por que o acompanhamento com toda essa equipe?
A Lipodistrofia Parcial Familiar, também conhecida como LPF, causa grande alteração metabólica e complicações em diversos órgãos¹.
Para mais informações, é muito importante sempre consultar um médico de sua confiança.